Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.
Curtir
Compartilhe
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+

Consciência Negra, uma data nacional

Feriados nacionais Feriados e datas comemorativas Feriados estaduais Próximo feriado

Dia da Consciência Negra, uma data nacional com polêmicas municipais

Zumbi dos Palmares e Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra e dia de Zumbi dos Palmares se confundem. O Dia Nacional da Consciência Negra, é comemorado em 20 de novembro, por coincidir com a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Esse deveria ser um dia de reflexão histórica para todo o povo brasileiro, que deve muito ao negro pelo seu crescimento nos período coloniais. A história do negro no Brasil é a própria história do país que, país que herdou do negro parte de sua cultura.

Zumbi dos Palmares foi um líder e herói negro da resistência contra a escravidão. Ele foi assassinado em 20 de novembro pelas tropas coloniais brasileiras. A data ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou em data nacional. O dia é utilizado pela comunidade negra para realização de eventos educativos, visando, principalmente, as crianças negras. Esses eventos procuram conscientizar e evitar a inferiorização e auto-preconceito do negro na sociedade brasileira. Temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas nas universidades, se há discriminação por parte da polícia, moda e beleza negra também são tratados.

Notamos uma crescente tendência para transformação da data de 20 de novembro em feriado. Esse movimento tem se iniciado pelos municípios e enfrentam resistências por parte dos empregadores, estes alegam que o feriado traz prejuízos e inconstitucionalidade do feriado em âmbito municipal. Talvez pela resistência a mais um feriado nacional por parte dos empresários é que ainda não o tenha criado em âmbito nacional.