Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.
Curtir
Compartilhe
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+

O feriado Dia do Trabalho

Feriados nacionais Feriados e datas comemorativas Feriados estaduais Próximo feriado

Dia do Trabalho, um feriado e uma história de lutas.

Dia do trabalho

O Dia do Trabalho, Dia do Trabalhador ou Dia Internacional do Trabalhador é um feriado nacional brasileiro declarado na Lei nº 662 de 6 de abril de 1949, com redação da Lei 10.607 de 19/12/2002. O dia também é comemorado com feriado em outros países. Sua origem foi a conhecida Revolta de Haymarket, manifestação dos trabalhadores em Chicago, Estados Unidos, para que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias. A manifestação começou no dia 1º de maio de 1886, teve várias mortes de trabalhadores e policiais, e anos mais tarde alastrou-se para outros países.

O Dia do Trabalho passou a ser feriado na França em 1919, na Rússia em 1920 e depois foi adotado em outros países. No Brasil, a data passa ser feriado, Dia do Trabalho, em 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes. O dia do trabalhador, primeiro de maio, tem como marcos, a criação da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e a tradição dos governos em anunciar nesse dia o aumento do salário mínimo.

.

.