Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.
Curtir
Compartilhe
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+

O feriado do Natal

Feriados nacionais Feriados e datas comemorativas Feriados estaduais Próximo feriado

Natal, um feriado com festividades e folclore

Natal é um feriado nacional brasileiro instituído pela Lei 662 de 06/04/1949. O dia do Natal é comemorado no dia 25 de dezembro de cada ano no qual se celebra o nascimento de Jesus Cristo, uma adaptação da Igreja Católica no século III, para conversão ao cristianismo de povos que celebravam o nascimento do deus sol, no solstício do inverno.

As comemorações nas festividades natalinas incluem decorações em paços públicos, nas casas, ruas e empresas, além de trajes típicos da lendária figura do Papai Noel. Os enfeites natalinos são feitos com luzes especialmente projetadas para essa época e a tradicional árvore de natal. Nesse período também são feitas brincadeiras como o amigo secreto (também chamada de amigo oculto, amigo invisível ou amigo X) e trocas de presentes e cartões.

As comemorações do natal estão tão presentes na cultura brasileira que além do feriado os empregados tem direito a receber das empresas um presente, na forma de pecúnia (dinheiro), o abono natalino. O abono natalino é conhecido popularmente como décimo terceiro salário.