Curtir
Compartilhe
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+

Nossa Senhora Aparecida

Feriados nacionais Feriados estaduais Próximo feriado

Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é adorada pelos católicos e é a padroeira do Brasil. Nossa Senhora Aparecida é representada por uma imagem negra da Virgem Maria. O dia de Nossa Senhora Aparecida é 12 de outubro, um feriado nacional.

A aparição da imagem ocorreu em outubro de 1717 quando pescadores lançaram suas redes e, em vez de peixe, apanho a imagem que hoje está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP. Em um lance pegaram o corpo da imagem sem a cabeça e em seguida pegaram a cabeça da imagem.

A imagem permaneceu por longo tempo na casa de um dos pescadores onde o povo reunia para rezar. Em 8 de setembro de 1904 a imagem recebeu uma coroa riquíssima doada pela Princesa Isabel e um manto azul anil bordado com ouro e pedrarias.

A peregrinação para o local onde estava a imagem era tanto que se formou uma vila ao redor e em 17 de dezembro de 1928 a vila passou a município iniciando assim a cidade de Aparecida-SP. Ela passou ser a padroeira do Brasil em 1930 pelo decreto do Papa Pio XI. O feriado nacional foi decretado em 1980 quando o Papa João Paulo II consagrou a basílica onde está a imagem encontrada pelos pescadores.

A imagem retirada das águas pelos pescadores é de argila e mede 40 centímetros de altura e seu material é oriundo de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, segundo estudos. A autoria da imagem é atribuída a Agostinho de Jesus.

Em 1978 a imagem foi reduzida a fragmento por um atentado e foi restaurada no MASP.

.

.

.

.