Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.
Curtir
Compartilhe
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+

O dia da Páscoa

Feriados nacionais Feriados e datas comemorativas Feriados estaduais Próximo feriado

A Páscoa, origem e data

A Páscoa é a maior festa da Cristandade Católica quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. A palavra Páscoa vem do grego que significa passagem, a passagem comemorada é a passagem da escravidão para a liberdade com a morte de Jesus Cristo. Originalmente era comemorada a saída dos judeus do Egito, onde eram escravos.

A Páscoa é a data base para encontrar outras datas móveis como Sexta-feira Santa, que ocorre no terceiro dia anterior, a Quarta-feira de Cinzas, o Carnaval, o dia de Corpus Christi além de outras. O cálculo da data da Páscoa é baseado em um calendário lunisolar e foi estabelecido no concílio de Nicéia, em 325 d.C. quando o papa Gregório XIII determinou que a Páscoa fosse celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia da primavera. A fórmula considera um calendário lunar com meses de 28 dias e nas Tabelas Eclesiásticas para projeção da posição da lua. A data da Páscoa ocorre de 22 de março a 25 de abril.