Curtir
Compartilhe
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+

Tiradentes, um feriado nacional dedicado a um mártir.

Feriados nacionais Feriados estaduais Próximo feriado

Tiradentes: o mártir da Inconfidência Mineira. Feriado duplo em Minas Gerais.

O feriado comemorado dia 21 de abril em homenagem ao ativista político, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, atuante no Brasil colonial, nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Tiradentes, nome pelo qual ficou conhecido por ter sido dentista, é o reconhecido mártir da Inconfidência Mineira e o feriado nacional foi decretado referindo à data de sua execução, 21 de abril de 1792.

No estado de Minas Gerais a cidade de Tiradentes tem esse nome em sua homenagem. O movimento da “confidência”, que foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis, Basílio de Brito Malheiro do Lago e Inácio Correia de Pamplona, tinha a finalidade de estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar indústrias, uma universidade e fazer a cidade de São João de Del Rei a capital. Criariam assim um país somente com o estado de Minas Gerais.

Após a delação Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro e em seguida seus companheiros também foram presos. Por mais contraditório que pareça, Tiradentes negou sua participação na “inconfidência”, mas depois assumiu toda culpa e inocentou seus companheiros. Ainda assim alguns de seus companheiros foram condenados à morte e outros ao degredo. Depois, por carta de clemência, todas as penas de seus companheiros foram transformadas em degredo e Tiradentes foi enforcado. Além de feriado nacional essa data é feriado em Minas Gerais, é a data magna do estado.